Plurais como a lua

Lua ineludível: / inúmeras faces / que tanto me despem / quanto me mascaram. Fases tão diversas / e, no entanto, sempre / — sempre — a mesma lua: / muitas e nenhuma. Ao meu lado um cão / gane o tempo todo. / O seu nome é medo, / sua voz é não; Há em mim mulheres, / todas com seus cães / ganindo nos becos / deste corpo orbívago. Há em mim mulheres / ensaiando ser / mais fortes que o medo, / maiores que o cão. Há em mim mulheres / escolhendo a face / de uma nova lua. / Outras, o interlúnio. Mulheres me habitam / feitas de coragem / embora nem saibam / que podem vencer. Eu também duvido / vivo a sucumbir / mas depois revivo: / um dia seremos.

Sônia Barros. “Há em mim mulheres”. In: Tempo de dentro Disponível em: https://www.centroloyola.org.br/revista/bagagem/um-poema/2264-ha-em-mim-mulheres

Meditação:

Todos nós, seres humanos, somos plurais. Mas como lidar com as várias faces e fases de nossa personalidade? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir do poema “Há mulheres em mim”, da escritora e poeta Sônia Barros. Escutemos o que ela nos diz:

Sônia Barros, com a beleza das comparações poéticas, compreende-se como a lua, em seus processos de revelação e de escondimento, de sua identidade nas diferentes fases e faces. Esta comparação lhe ajuda a pensar na dinâmica de sua vida? Sua vida lhe parece às vezes crescente ou cheia, às vezes nova ou minguante?

A poeta também identifica em si o medo, simbolizado pelos gemidos de um cão. Medo de um corpo peregrino, insegurança diante de uma existência que pode escolher entre a novidade e o ocultamento. Você também sabe dar nomes a esses gemidos e dores interiores? Já experimentou medos diante da liberdade, da possibilidade de escolher?

A escritora reconhece em sua humanidade a coragem e a dúvida, a possibilidade de vitória, mas também os fracassos. Mas as sucessivas experiências de reviver após sucumbir abrem-lhe o futuro, o caminho da esperança: um dia seremos! Você encontra em si esta alternância de atitudes e sentimentos? Consegue sentir esperança diante de seus renascimentos?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Você concorda com a reflexão proposta? Que pontos merecem um maior aprofundamento?

A Faculdade Jesuíta deseja que cada um de nós se reconcilie com suas várias fases e faces e que sejamos belos como a lua!

Produção e Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ

Música: Abide With Me – Henry F. Lyte/William H. Monk © CD Sanctus – Paulinas.