O discernimento e os desejos

Os desejos têm uma grande importância no discernimento espiritual. O jesuíta Anthony de Mello ilumina essa verdade em uma história que ele nos conta de como devemos proceder para descobrir o chamado de Deus: O discípulo era um judeu. Ele perguntou: “Qual boa obra eu devo realizar que seja aceitável a Deus?”. “Como eu poderia saber?”, disse o Mestre. “A sua Bíblia diz que Abraão praticou a hospitalidade e Deus estava com ele. Elias amava rezar e Deus estava com ele. Davi governou um reino e Deus estava com ele também. “Há algum modo para que eu possa encontrar o trabalho que me cabe fazer?”. “Sim. Procure pela mais profunda inclinação do seu coração e a siga”. (…) Jesus, o mediador do Desejo de Deus, pelo fascínio e atração que suscita, seduz e adestra o desejo a ir mais longe, mais além dos desejos cultivados pelo mundo, mais além inclusive do que o próprio sujeito desejante se suponha capaz de alcançar, nem sequer de poder imaginar: o “mais” do desejo. A missão de Jesus é iniciar-nos no desejo vindo de Deus, porque não conhecemos o dom de Deus, e a este nem a carne nem o sangue podem revelar, mas só Deus mesmo, no rosto e no amor de seu Amado. Jesus é o Mestre do desejo e seu Desejo é o original, onde se podem mirar todos os desejos realmente humanos.

Alfredo Sampaio Costa. “Tempo de decidir, momento decisivo e complexo”. In: https://faculdadejesuita.edu.br/fajeonline/palavra-presenca/tempo-de-decidir-momento-decisivo-e-complexo-orar-a-propria-situacao-de-eleicao-segundo-passo/

Meditação:

Qual a relação entre nossos desejos humanos e o discernimento da vontade de Deus para nossa vida? Para nos ajudar a refletir sobre isso, o Passo a Pensar de hoje traz um trecho do texto “Tempo de decidir, momento decisivo e complexo”, do teólogo jesuíta Alfredo Sampaio Costa. Escutemos o que ele nos diz:

Segundo Alfredo Sampaio, o discernimento espiritual supõe a identificação de nossos desejos. Mas não se trata de qualquer desejo: é importante descobrir a inclinação mais profunda do nosso coração. Você sabe nomear aquilo que lhe move, aquilo que você realmente deseja? Consegue perceber os diferentes níveis de profundidade de seus desejos?

O teólogo apresenta Jesus como o Mestre do desejo. Diferentemente de gurus que oferecem receitas prontas, Jesus escuta nossos desejos humanos, educando-nos e ampliando ainda mais nossa capacidade de sonhar. Você identifica a diferença entre um guru e um verdadeiro mestre em humanidade? Você tem feito esta experiência de profundidade e de expansão em seu seguimento de Jesus?

O jesuíta não apresenta Jesus somente como mestre de nossos desejos, mas como mediador do desejo de Deus para nós. Não se trata de algo que se imponha a nós, mas de um livre e amoroso convite a conhecer e a viver a dinâmica do dom de si. Como você tem vivido sua iniciação a este Sonho de Deus? Tem aprendido a se alegrar com o dom e a graça que é sua vida?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Você concorda com a reflexão proposta? Que pontos merecem um maior aprofundamento?

A Faculdade Jesuíta deseja que todos saibamos sonhar, discernir e escolher uma vida orientada ao dom de si!

Produção e apresentação: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ

Música: As Rain In The Desert Brings Hope – D.T. Halpin, fsp/G.A. Richards, fsp © CD Sanctus – Paulinas.