Mistério de transcendência

Eis que a prisão obscura onde me encontro me convida: / A Amar / A Esperançar / A Sonhar // Eis que meus olhos enxergam no cotidiano vácuo / A beleza de abrir a janela, e perceber que o cotidiano é transcendência de mistérios tangíveis… / Eis que minha vida é mais do que aquilo que se vê, / Minha vida é felicidade de desassossego. // Eis que a vida é uma paz inquietante, uma hora ela afrouxa, uma hora solta… / Quem me dera conhecer todos os mistérios que corroem dentro de mim. / Eis que sou guiado por uma grande fome; / bendita seja a fome dentro de minh’alma. / Não quero jamais que ela se acabe. // Perderia o gosto de sonhar / De esperançar / De amar / De buscar… // Eis que o homem é um ser inquietante, / Inquieta-te tanto que sua alma só vive na busca de algo fora da materialidade. / Eis que o homem é uma realidade finita… / Mas eis que é Deus o princípio e fim do homem / É o absoluto de toda minha subjetividade…

Igor Cristiano Oliveira Nascimento. “A vida é mistério de transcendência”. In: https://www.centroloyola.org.br/revista/bagagem/um-poema/2235-a-vida-e-misterio-de-transcendencia

Meditação:

Somos seres com sede de algo a mais. Como compreender esta contínua busca que nos impulsiona a ir além de nós mesmos? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir do poema “A vida é mistério de transcendência”, do poeta e estudante jesuíta Igor Cristiano Oliveira Nascimento. Escutemos o que ele nos diz:

Igor Cristiano começa seu poema com uma afirmação instigante: a sensação de obscuridade e de estar aprisionado não provoca um sufocamento do desejo, mas, ao contrário, torna-se um convite a sair deste lugar existencial por meio do amor, da esperança e do sonho. Você já experimentou este curioso impulso que surge no coração das tristezas e das crises?

O jovem poeta fala da vida humana a partir de expressões paradoxais: paz inquietante, felicidade de desassossego, transcendência tangível, fome bendita. A verdade de nosso ser se revela neste encontro entre experiências aparentemente opostas, pois somos seres de reconciliação. Você percebe em sua vida essa tensão e essa busca de realizar a reconciliação entre dimensões diferentes? Por que somos assim?

Igor Cristiano encontra uma resposta espiritual para seu movimento de busca, sua abertura a enxergar mais do que os olhos veem: o ser humano é finito, mas habitado pelo infinito, pelo absoluto que é Deus. Isso faz dele um mistério de transcendência, semelhante a Deus. Você concorda com esta resposta espiritual? Consegue ver essa transcendência em cada ser humano à sua volta?

Vamos chegando ao fim de mais um Passo a Pensar. Em que pontos a reflexão de hoje mais lhe inspirou e provocou?

A Faculdade Jesuíta deseja que nós ajudemos, cada dia mais, nosso mundo a transcender!

Produção e locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ

Música: Be Thou My Vision – J.H. Desrocquettes/Ancient Gaelic © CD Sanctus – Paulinas.