Os silêncios sobre Jesus

As passagens bíblicas, infelizmente, não nos dão todos os detalhes sobre Jesus. Faltam-nos muitos pormenores sobre a sua infância, sobre a sua adolescência e não temos grande informação sobre os seus gostos. Sabemos, isso sim, a sua enorme paixão pelo Pai, pelo Seu Reino e por aqueles que eram os últimos da sociedade. No entanto, na junção de falta de informação com os aspectos históricos e bíblicos sobre Jesus, gosto de poder pensar como Ele seria. Gosto de imaginar a sua postura, a sua voz e o trato que tinha para com as pessoas. Gosto de pensar no quão humano Ele foi e no que isso O levou a ser tão divino. (…) E tu? Como imaginas Jesus? Que Jesus vive dentro de ti? Se ainda não fizeste este exercício, desafia-te. Imagina-te próximo de Jesus. Coloca-te no meio da multidão ou do grupo dos doze em cada passagem e pensa no que sentirias e como Jesus teria de ser para que toda a Sua palavra fosse efetivamente Vida em abundância. Ler, contemplar, rezar e imaginar. Talvez seja este o segredo para uma relação mais próxima. Ou talvez não. Pelo menos para mim é e ajuda-me a tentar seguir os Seus passos.

Emanuel António Dias. “Como é o teu Jesus?”. In: https://www.imissio.net/artigos/49/4899/como-e-o-teu-jesus/

Meditação:

Por que há tantos silêncios nos Evangelhos sobre a vida de Jesus? Como você lida com esses silêncios? Para nos ajudar a refletir sobre isso, o Passo a Pensar de hoje traz um trecho do texto “Como é o teu Jesus”, do cronista português Emanuel António Dias. Escutemos o que ele nos diz:

Emanuel António Dias começa sua crônica falando sobre a falta de detalhes e pormenores sobre a chamada vida oculta de Jesus – sua infância e adolescência –, mas também sobre sua vida interior, expressa pelos seus gostos e preferências pessoais. O que esses silêncios provocam em você? Como você lida com esta parte oculta, íntima, reservada, de sua própria vida e da vida dos outros?

O cronista português partilha sua própria relação com esses silêncios. Ele se dedica à imaginação, tentando dar-se conta dos aspectos humanos de Jesus: a voz, as atitudes, o modo de entrar em relação… E tudo isso, iluminado por aquilo que é dito de suas paixões: pelo Pai, pelo Reino, pelos pobres, enfermos e pecadores. Como esta prática fala ao seu coração? Em relação a Jesus, mas também em relação a você e aos outros, você consegue imaginar o interior a partir daquilo que aparece no exterior?

Emanuel desafia seu ouvinte a fazer uma experiência semelhante à dele: ver-se no meio da multidão, identificar-se com um dos discípulos de Jesus, escutá-lo como se estivesse naquela cena. Curiosamente, os silêncios e não-ditos dos Evangelhos não aparecem mais como limites, e sim como convites para que nossa liberdade e imaginação encontrem seu próprio espaço na relação com Jesus. Você já havia pensado nisso? Em seus silêncios, outros também encontram espaço para uma relação livre e criativa com você?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Há algum ponto que você gostaria de aprofundar?

A Faculdade Jesuíta deseja que saibamos apreciar o santo lugar dos silêncios na relação com Deus e com os irmãos e irmãs!

Música: Companhia de Jesus © Francys Adão SJ (Arranjo de PC Bernardes)

Locução e produção: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ