Implicações sociais da Inteligência Artificial

Desde o final de 2021, modelos de Inteligência Artificial têm chamado grande atenção da mídia e sido alvo de debates acerca das implicações éticas, antropológicas e políticas devido à disseminação dessa nova geração de tecnologia. (…) As implicações são variadas, algumas de cunho teórico, outras de cunho social. Quero destacar algumas dessas últimas: [Primeiro], (…) profissões que apenas relacionam constantemente duas informações, mas sem a necessidade de criatividade, serão brevemente ultrapassadas em velocidade e em custo pelas Inteligências Artificiais. São profissões como caixas de supermercado, motoristas, entre outras. Como faremos? Utilizaremos essas tecnologias e teremos demissões cada vez mais constantes? [Segundo], a quem pertencem os dados? Como essas tecnologias usam informações disponíveis em bases de dados, as imagens e textos criados são gerados a partir de produção de pessoas que serão invisibilizadas e não apenas não ganharam o crédito intelectual, como também não o financeiro. [Terceiro], como a produção é baseada nos dados disponíveis na internet (…), preconceitos e ideias problemáticas tendem a ser repetidas de modo acrítico. (…) Antes de ter medo das consequências ou ficar admirado pela facilidade e as possibilidades [da Inteligência Artificial], devemos refletir sobre elas.

Bruno Pettersen. As novas inteligências artificiais e a Filosofia In: https://faculdadejesuita.edu.br/as-novas-inteligencias-artificiais-e-a-filosofia/

Meditação:

Que relação devemos ter com as ferramentas de Inteligência Artificial? Quais consequências sociais elas podem trazer? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “As novas inteligências artificiais e a filosofia”, do professor e filósofo Bruno Pettersen. Escutemos o que ele nos diz:

Bruno Pettersen parte de um fato, que é uma novidade social: o surgimento e a popularização de novos modelos de Inteligência Artificial não são algo neutro, mas trazem consequências para várias dimensões de nossa vida humana. Você conhece essas novas ferramentas da Inteligência Artificial? Como tem se relacionado com elas?

O professor concentra sua atenção em algumas possíveis consequências sociais ligadas ao desenvolvimento das Inteligências Artificiais: a substituição de algumas pessoas em seus postos de trabalho, a invisibilização dos verdadeiros produtores de conteúdo e a possível disseminação de preconceitos, de modo acrítico. Você reconhece esses fenômenos já presentes em nossa vida digital e social?

Bruno Pettersen não adota um tom alarmista. Mais do que a adesão por um encanto ingênuo ou uma rejeição por um medo do desconhecido, ele sugere uma atitude de constante reflexão e discernimento. Toda novidade traz benefícios e perigos, e temos que aprender a lidar com ambos. Como você costuma lidar com as novidades tecnológicas? É capaz de abertura e senso crítico?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Gostaria de aprofundar algum ponto desta reflexão?

A Faculdade Jesuíta deseja que os avanços tecnológicos nos ajudem a desenvolver uma inteligência sempre mais humana e social!

Música: It Is Well With My Soul – Horatio G. Spafford/Philip P. Blis © CD Sanctus – Paulinas.

Produção e Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ