A articulação entre caminho virtual e real arma-se com três figuras.
1. Alija-se grandemente a relação real e cultivam-se preferencialmente as relações virtuais por todo o tempo desejado. Entra-se no universo virtual para valer. E ele ocupa cada vez mais o espaço existencial. As horas diante do computador ou no celular se multiplicam.
2. As duas vias correm paralelas. Vive-se ora a forma virtual, ora a real, conforme as circunstâncias. Procura-se manter um equilíbrio entre essas duas realidades.
3. Inicia-se um relacionamento virtual que termina no real. O mundo virtual desemboca no real e serve de instrumento para ele. No fundo, preza-se mais o mundo real, sem desconhecer a cultura virtual presente.
[Mas] a vida não se enquadra facilmente em esquemas simplificados. Permite caminhos múltiplos…
Meditação:
Como lidamos com o mundo virtual? Qual relação estabelecemos entre este mundo e as relações presenciais? Para nos ajudar a refletir sobre essas questões, o Passo a Pensar de hoje nos propõe um trecho do texto “mundo virtual e mundo real”, do professor e teólogo João Batista Libanio. Escutemos o que ele nos diz:
João Batista Libanio fala da articulação entre dois caminhos relacionais possíveis nos tempos em que vivemos: um virtual e outro real. Em tempos de confinamento, muitos de nós temos aumentado nosso tempo online. O que isso tem provocado em você? Como você tem vivido esta complexa articulação entre as relações virtuais e as reais?
O professor nos propõe três figuras para examinarmos nossa relação com os novos meios de comunicação de que dispomos. Ele nos chama atenção para o tempo gasto, para a alternância entre o virtual e o real e para o tipo de uso que fazemos do mundo virtual: se ele é, para nós, um meio para uma relação presencial ou um fim em si mesmo. Qual das três figuras apresentadas corresponde mais à sua vida? Você está satisfeito, satisfeita com isso?
Escutemos, com uma atenção mais fina, a reflexão de João Batista Libanio.
O teólogo tenta traduzir em diferentes modelos nossa relação com este universo aberto pelo mundo virtual. Mas ele mesmo reconhece que a vida é mais complexa e que cada um vai construindo seu caminho de modo singular. Que novidades este tempo tem lhe mostrado sobre seu modo de se relacionar? Você tem encontrado seu próprio equilíbrio e liberdade no uso desses meios?
Vamos concluindo mais um Passo a pensar. A reflexão de hoje lhe inspirou? Você concorda com ela? Que pontos você poderia revisitar e aprofundar?
Que todos os meios lhe conduzam a relações reais, humanizadas e profundas!
João Batista Libanio. “Mundo virtual e mundo real”. In: Caminhos da existência. São Paulo: Paulus, 2009, pp. 170-171.
Música: Abide With Me – Henry F. Lyte/William H. Monk © CD Sanctus – Paulinas.
Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão sj