Deixar-se tocar pela dor

Você já rezou suas próprias experiências de dor e sofrimento, de doenças e debilidades? Você já rezou junto com um doente num momento de dor e sofrimento? Você já rezou junto com outra pessoa internada num hospital? Você já rezou junto com alguém que recebia o sacramento da unção dos enfermos? Rezar os momentos de sofrimento e doenças, os próprios e os dos outros, pode ser salvífico. A doença é uma experiência constante na vida do ser humano e das comunidades cristãs. É um momento em que o ser humano é atingido na sua totalidade, momento de profunda e exigente experiência de finitude. Momento que, normalmente, paralisa as capacidades criativas, torna a alegria algo estranho, debilita as forças para as relações com os outros. A doença ameaça a vida, colocando no horizonte do ser humano, de forma mais imediata e contundente a morte. Mas é preciso recordar que em Jesus Cristo a última palavra de Deus não é a morte, mas sim, a vida e vida em plenitude. Por isso, Jesus tem uma atenção especial para com os enfermos. Tanto que as curas feitas por Jesus são sinais e realizações do próprio Reino de Deus. Por isso mesmo, sinais de libertação. Logo, pertence essencialmente à missão de Jesus e dos seus seguidores o cuidado, o carinho e a atenção para com aqueles que sofrem.

Elton Vitoriano Ribeiro SJ. “Rezar as experiências de sofrimento”. In: https://faculdadejesuita.edu.br/rezar-as-experiencias-de-sofrimento/

Meditação:

Como nós podemos rezar a realidade da dor e do sofrimento? De que caminhos espirituais nós dispomos para lidar com nossa dor e com a dor alheia? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “Rezar as experiências de sofrimento”, do professor e filósofo jesuíta Elton Vitoriano Ribeiro. Escutemos o que ele nos diz:

Elton Ribeiro formula uma série de perguntas para nos ajudar a fazer memória dos contatos que já tivemos, por meio da oração ou dos sacramentos, com a experiência da dor, em particular em contexto de enfermidade. Segundo ele, aproximar-se dessas frágeis situações pessoais e alheias, numa atitude espiritual, pode ser uma experiência de salvação. Como você responderia às perguntas que ele faz? Já recebeu algum consolo espiritual ao rezar sua dor ou a dor alheia?

O professor expõe o que normalmente sentimos quando somos submetidos a uma situação de enfermidade. Nós somos confrontados à nossa condição de seres finitos, nossa possibilidade de criar entra em estado de suspensão, sentimos o esvaziamento de nossas forças e de nossa alegria. Como você completaria esta descrição do estado de enfermidade? Traga à memória sua própria experiência e o acompanhamento de outras pessoas.

Elton Ribeiro associa a missão de Jesus e de seus discípulos e discípulas ao serviço à vida em plenitude. Em contexto de enfermidade, Jesus oferecia a cura como um sinal da presença do Reino. Também nós podemos continuar este serviço e manifestar a presença do Reino de Deus por meio de nosso cuidado, nossa proximidade, nosso carinho com os doentes. Como você tem sido sinal desta presença de Deus em contextos de dor e enfermidade?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Gostaria de aprofundar algum ponto desta reflexão?

A Faculdade Jesuíta deseja que todos nós, aos nos deixarmos tocar pela vulnerabilidade da doença e da dor, sejamos um sinal do Reino onde cada pessoa é integralmente cuidada!

Música: Wayra © 2016, Cristóbal Fones SJ

Produção e Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ