A vida não é sobre tudo o que vais cumprindo e que te fazem sentir que tens de cumprir. A vida não é sobre o tanto que vais correndo e que te fazem sentir que tens de correr. A vida… a vida é sobre o que te enche as medidas da alma e do coração, até transbordar. A vida é sobre o que dá vida. A vida é sobre os abraços que se fazem casa segura. A vida é sobre as mãos que se entrelaçam e seguram a alma. A vida é sobre os olhares que contam os segredos mais bonitos. A vida é sobre os sorrisos que tocam em cheio no coração. A vida é sobre os beijos que curam as dores. A vida é sobre as dores de barriga de tanto rir. A vida é sobre as lágrimas que se secam com a magia da cumplicidade. A vida é sobre as palavras ditas com o coração e sobre os silêncios escutados com o coração. A vida é sobre as músicas que arrepiam os sentidos. A vida é sobre os sonhos que fazem voar. A vida é sobre olhar o céu cheio de lua e de estrelas. A vida é sobre os momentos que se imortalizam. A vida é sobre as almas que se abraçam. A vida é sobre os corações que se sentem. E que se abraçam também. A vida é sobre as tuas pessoas. A vida é sobre viver e ser com o coração. A vida é sobre os gestos que salvam. A vida é sobre tatuar o mundo com amor. Desengana-te e desengana quem te faz sentir e acreditar que não: a vida é sobre o amor.
Daniela Barreira. “A vida é sobre o amor”. In: https://www.imissio.net/artigos/49/4201/a-vida-e-sobre-o-amor/
Meditação:
O que move os nossos dias? Para onde temos orientado nossa vida? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre essas questões, a partir do texto “A vida é sobre o amor”, da cronista portuguesa Daniela Barreira. Escutemos o que ela tem a nos dizer:
Daniela Barreira começa seu texto limpando o terreno: a verdadeira vida não consiste em realizações, prestações de contas ou ritmo frenético. O que é vital para nós é a expansão de nosso coração, nossa capacidade de transbordamento. Quais valores têm orientado sua vida? Você tem sentido esta expansão e transbordamento interiores?
A cronista apresenta uma bela lista de situações em que recebemos e damos vida. Não se trata de coisas extraordinárias, e sim de nossa capacidade de encontro, de tocar e deixar-nos tocar, de viver, com o corpo inteiro, nossa relação com o mundo e com os outros. Você se reconhece nesta lista? Faça memória daquilo que tem lhe dado vida nesses últimos tempos.
Daniela Barreira resume sua longa lista numa única e curta expressão: a vida é sobre o amor. O que diferencia uma vida com sentido de uma vida sem sentido é a capacidade de sentir e crer que o amor é possível, que ele está acessível à nossa humanidade e que compete a nós escolher a forma como ele ganha corpo em nossa existência. Como você tem escolhido amar? Que sentido tem, hoje, sua vida?
Vamos chegando ao fim de mais um Passo a Pensar. O que mais lhe inspirou e provocou na reflexão de hoje?
A Faculdade Jesuíta deseja que saibamos encarnar o amor em nossas escolhas e viver sempre com sentido!
Música: Adoro Te – D.R. © CD Sanctus – Paulinas.
Produção e Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ
Realização: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)