Fomos feitos para quê?

Talvez tudo o que um dia precisa seja de um lado bonito. E talvez nós tenhamos sido feitos para ser esse lado bonito. Às vezes, um sorriso embeleza um dia. Talvez tudo o que uma vida precisa seja de luz. E talvez nós tenhamos sido feitos para ser essa luz. Às vezes, uma mão dada ilumina uma vida. Talvez tudo o que um coração precisa seja de paz. E talvez nós tenhamos sido feitos para ser essa paz. Às vezes, um abraço serena um coração. Talvez tudo o que uma alma precisa seja de verdade. E talvez nós tenhamos sido feitos para ser essa verdade. Às vezes, um olhar de dentro toca uma alma. Talvez tudo o que alguém precisa seja de acreditar. E talvez nós tenhamos sido feitos para ser esse acreditar. Às vezes, uma palavra do coração inspira alguém. Talvez tudo o que o mundo precisa seja de um milagre. E talvez nós tenhamos sido feitos para ser esse milagre. Às vezes, um gesto de amor salva o mundo. Talvez o amor seja tudo o que é preciso. E talvez nós tenhamos sido feitos para ser esse amor. Mesmo com dias cinzentos, mesmo que a vida troque planos, mesmo que o mundo esteja do avesso. Às vezes, o amor é tudo. Todas as vezes.

(Talvez seja por essas vezes que ainda cá estamos.)

Daniela Barreira. “Quantas vidas tocamos com a nossa vida?” In: https://www.imissio.net/artigos/49/4433/quantas-vidas-tocamos-com-a-nossa-vida/

Meditação:

Que sentido damos à nossa existência? O que podemos fazer para deixar a vida dos outros mais bonita? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir do texto “Quantas vidas tocamos com a nossa vida?”, da cronista portuguesa Daniela Barreira. Escutemos o que ela nos diz:

Daniela Barreira faz uma pequena lista de necessidades presentes no mundo: um lado bonito, a luz, a paz, a verdade, o acreditar, o milagre, o amor. Como você continuaria esta lista? Quais necessidades você percebe no mundo e nas pessoas com quem você convive?

A cronista, com uma repetição insistente da palavra “talvez”, quer nos ajudar a enxergar novas possibilidades do sentido de nossa vida. Diante dos anseios ou faltas que percebemos, nós podemos ser uma resposta amiga àquelas necessidades ou desejos. Como sua vida tem sido uma resposta generosa para embelezar o mundo?

Daniela resume o sentido da vida numa palavra: amor. E traduz este amor em gestos muito simples: um sorriso, umas mãos dadas, um abraço, um olhar. Todos nós estamos aqui para ser uma expressão pessoal, singular, deste amor. Como esta grande missão ressoa em seu coração? Como você a tem vivido?

Vamos chegando ao fim de mais um Passo a Pensar. Em que pontos a reflexão de hoje mais lhe inspirou e provocou?

A Faculdade Jesuíta deseja que nossa vida seja uma resposta criativa e generosa a tanta sede de amor!

Produção e apresentação: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ

Música: Abide With Me – Henry F. Lyte/William H. Monk © CD Sanctus – Paulinas.