O desafio da boa comunicação

O que se comunica através de um texto ou discurso é o que o destinatário capta. Na compreensão, o destinatário é quem manda, não o remetente! Não adianta dizer “eu quis dizer”, o destinatário tem que entender o que você quis dizer, senão não funcionou a comunicação que você queria. (…) Pois bem, em se tratando daquilo que se chama “a palavra de Deus” funciona essa mesma lei da comunicação. Se o agente não acerta o ouvido e o coração do ouvinte ou leitor, a comunicação é em vão, ou talvez pior… Pode causar mal-entendido, confusão, erro… apesar das melhores intenções do “remetente”. (…) No serviço da Palavra devemos pensar muito mais no destinatário e naquilo que ele vai entender. (…) Importa ter consciência clara de quem é nosso destinatário e do que lhe acontece ao ouvir a palavra. (…) Essa tarefa chama-se “interpretação” (…) de pensamentos, sentimentos, desejos, esperanças… Esperanças que em última análise se dirigem para o amor infinito de Deus que Jesus revelou em sua vida e morte, mas que tomam um colorido diferente segundo a circunstância em que a pessoa vive: o jovem que não vê rumo para sua vida, o refugiado que perdeu tudo, o sem-terra tentando se organizar numa comunidade, o idoso ou idosa abandonados, o abastado que não vê sentido na riqueza – nem sempre “bem adquirida” – em que se vê envolvido…

Johan Konings. “A Palavra e o destinatário”. In: https://observatoriodaevangelizacao.wpcomstaging.com/a-palavra-e-o-destinatario-por-johan-konings/

Meditação:

Como ocorre uma boa comunicação? Que lugar devem ter o conteúdo, o remetente e o destinatário? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “A Palavra e o destinatário”, do professor e teólogo jesuíta Johan Konings. Escutemos o que ele tem a nos dizer:

Johan Konings é categórico em sua reflexão: só há comunicação quando o destinatário consegue captar alguma coisa daquilo que o remetente pretende oferecer. Nesse sentido, a boa comunicação acontece quando o ouvido e o coração do ouvinte são atingidos. Em sua vida, você consegue se lembrar de experiências bem sucedidas e mal sucedidas de comunicação?

O teólogo sugere que as Escrituras Santas seguem este mesmo princípio fundamental da comunicação. Por isso, quem quer que se coloque a serviço desta Palavra, deve concentrar seu coração não somente em determinado conteúdo, mas em seu destinatário e nos efeitos que a Palavra de Deus provoca em seus ouvintes. Você percebe a diferença entre, por um lado, uma comunicação intelectualizada e conteudista e, por outro lado, uma comunicação relacional, que deseja criar vínculos e atingir o ser humano por inteiro?

O professor, de um modo simples e profundo, resume, numa única frase, a boa notícia que a fé cristã deseja comunicar: o amor infinito de Deus revelado na vida e na morte de Jesus. Ao mesmo tempo, ele apresenta alguns exemplos sobre experiências distintas de carência que nos fazem receber de modos diferentes este anúncio cheio de ternura e esperança. Você se dá conta desta mensagem única e dos incontáveis destinatários que anseiam recebê-la, segundo suas próprias experiências de vida?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Gostaria de aprofundar algum ponto desta reflexão?

A Faculdade Jesuíta deseja que todos saibamos comunicar, com sentido, a Palavra de Vida e de Esperança

Música: As I Kneel Before You – Maria Parkinson Higgins © CD Sanctus – Paulinas.

Produção e apresentação: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ