Não há educação sem aliança

«Toda a mudança precisa duma caminhada educativa para fazer amadurecer uma nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora». Com esta finalidade, promovi a iniciativa dum Pacto Educativo Global, «para reavivar o compromisso em prol e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão», convidando todos a «unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna». Se queremos um mundo mais fraterno, devemos educar as novas gerações para «reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada um nasceu ou habita». Este princípio fundamental – «conhece-te a ti mesmo» – orientou sempre a educação, mas é necessário não descurar outros princípios essenciais: «conhece o teu irmão», a fim de educar para o acolhimento do outro; «conhece a criação», a fim de educar para o cuidado da casa comum; e «conhece o Transcendente», a fim de educar para o grande mistério da vida. Temos a peito uma formação integral que se resume no conhecer-se a si mesmo, ao próprio irmão, à criação e ao Transcendente. Não podemos esconder às novas gerações as verdades que dão sentido à vida.

Papa Francisco. “Discurso no encontro Religiões e Educação: Pacto Educativo Global”. In: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2021/october/documents/20211005-pattoeducativo-globale.html

Meditação:

A educação das futuras gerações é tarefa de quem? Quais são os conhecimentos essenciais que devem ser desenvolvidos num processo pedagógico? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho de um discurso do Papa Francisco, no encontro Religiões e Educação. Escutemos o que ele tem a nos dizer:

O Papa Francisco convoca todo homem e mulher de boa vontade a um pacto, uma aliança em vista da educação das próximas gerações. O horizonte é amplo e desafiante: superar as fragmentações, recosturar os fios rompidos de nosso tecido social, reconhecer em cada ser humano um irmão. Como esta convocação chega ao seu coração? Você se sente responsável pelo futuro das novas gerações?

Para o Pontífice, além da aliança entre todas as pessoas, há uma aliança entre níveis de conhecimento: o autoconhecimento, tão importante no processo educativo, deve estar em relação com o conhecimento dos outros e das diferenças, dos processos naturais e do Mistério que transcende e sustenta tudo o que existe. Esta articulação estava presente em sua formação educativa? Está presente nas pedagogias atuais?

O Papa Francisco revela a razão da aliança que ele propõe: oferecer aos jovens o acesso a uma vida com sentido, em relação com as verdades relacionais que iluminam a nossa existência. A vida é aliança! Aliança entre pessoas, entre seres, entre saberes! Mas isso – que é um dado de nossa existência – deve ser contínua e livremente escolhido, alimentado e criativamente encarnado. Como você tem construído uma vida fundada no princípio da Aliança?

Vamos chegando ao fim de mais um Passo a Pensar. Gostaria de retomar algum ponto desta reflexão?

A Faculdade Jesuíta deseja que ninguém fique de fora desta grande Aliança pela construção de um mundo mais bonito e com espaço para todos!

Música: Jardins de Magdala © Francys Adão SJ (Arranjo de PC Bernardes)

Produção e Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ