Uma escola para os afetos incômodos

[Na sociedade, em geral, e no ambiente escolar, em particular], cultivamos pouco [o] saber que é humano a pessoa sentir que não tem capacidade, sentir-se mal, estar triste – tudo isto faz parte, achar que a vida não vai mudar, ou que [vai] nos acontecer uma desgraça e que isso se vai arrastar negativamente para o resto da nossa vida – é humano pensar isto. Cultivamos muito o sucesso, mas muito pouco a imperfeição. Na escola, cultivamos pouco o erro, nós castramos o erro. (…) A escola hoje apresenta muitos problemas emocionais por resolver, muitos conflitos, é um lugar tenso, mas é também um lugar atento, como acho que nunca foi. A escola é das melhores instituições que temos, mesmo quando os alunos reprovam ou com situações de indisciplina, a escola não larga ninguém, não deixa ninguém para trás. No espaço escolar há muitas pessoas diferentes, muitas vezes fechados na mesma turma, e a escola está a ensinar a viver.

Mafalda Lapa. “Escola é hoje lugar ‘tenso’, mas das melhores instituições que temos”. In: https://www.imissio.net/artigos/66/5101/escola-e-hoje-lugar-tenso-mas-das-melhores-instituicoes-que-temos/

Meditação:

Como a escola nos ajuda a lidar com os afetos incômodos? E como ela nos ensina a lidar com as pessoas diferentes? Para nos ajudar a refletir sobre isso, o Passo a Pensar de hoje nos propõe um trecho de uma entrevista com a professora portuguesa Mafalda Lapa. Escutemos o que ela nos diz:

Mafalda Lapa parte de uma constatação: temos pouco espaço, na sociedade e na escola, para aprender a acolher nossos afetos mais incômodos, nossos pensamentos mais pessimistas, mas que também fazem parte de nossa humanidade. Você encontrou algumas pessoas ou instituições que lhe ajudaram a lidar com esta parte mais sombria de seu mundo interior? Quem ou quais foram elas?

A professora fala também das imperfeições, dos erros, dos conflitos, das tensões, dos problemas emocionais… Para ela, a escola deve abraçar toda esta realidade, ao invés de viver um processo de castração ou de negação destas experiências humanas. Você viveu isso em sua escola? Tem consciência do desafio que os professores e professoras enfrentam todos os dias?

Mafalda Lapa não apresenta uma crítica desesperançada em relação às nossas escolas. Ao contrário, ela as exalta como uma das melhores instituições que podemos ter. E isso pela busca de transmitir o valor da convivência com as diferenças e o cuidado para que ninguém seja abandonado no meio do caminho. Traga à memória sua experiência escolar e agradeça por este tempo de crescimento e socialização.

Vamos chegando ao fim de mais um Passo a Pensar. Há algum ponto desta reflexão que você queira aprofundar e revisar?

A Faculdade Jesuíta deseja que todas as nossas relações sejam uma escola de autoaceitação, de convivência e de humanização!

Música: Abide With Me – Henry F. Lyte/William H. Monk © CD Sanctus – Paulinas.

Produção e Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ