Passar do saber à sabedoria

Num mundo inundado de informação, o “saber algo” tornou-se facilmente acessível. (…) Mas, enquanto possuir informação é valioso, não passa de um ponto de partida numa viagem mais profunda e significativa: a transição do simples “saber” ao tornar verdadeiramente “sábio”. (…) A verdadeira magia acontece quando começamos a aplicar, questionar e refletir sobre o que sabemos. É aqui que entra a sabedoria. A sabedoria não é apenas a posse de conhecimento, mas a capacidade de usá-lo de forma perspicaz e eficaz. Um sábio não é alguém que sabe muitos fatos, mas alguém que entende profundamente a natureza transitória e relacional da vida, aplicando o seu conhecimento de formas que beneficiem não só a si mesmo, mas também os outros. (…) Na viagem do “saber” ao “sábio” percorremos um caminho de transformação. (…) É uma viagem que requer humildade, paciência e uma vontade constante de estar sempre a aprender e a amadurecer. No mundo onde a informação é abundante, mas a verdadeira compreensão é rara, nunca foi tão importante fazer essa transição como hoje. Pois, enquanto o “saber” pode fornecer-nos as ferramentas para navegar no mundo, é a sabedoria que nos dá a capacidade de o fazer com propósito, compaixão e a profunda gratidão pela vida que nos é dada.

Miguel Oliveira Panão. “Saber → Sábio” In: https://www.imissio.net/artigos/49/5280/saber-sabio/

Meditação:

Qual a diferença entre ter conhecimentos e alcançar a sabedoria? Como se passa de uma coisa à outra? O Passo a Pensar de hoje quer nos ajudar a refletir sobre isso, a partir de um trecho do texto “Saber → Sábio”, do professor e cronista português Miguel Oliveira Panão. Escutemos o que ele nos diz:

Miguel Panão parte de um fato presente no mundo de hoje: os dados de conhecimento foram democratizados e são de fácil acesso. Todos “sabem algo”, e muitas vezes as crianças e adolescentes podem ter mais informações que os adultos sobre determinado assunto. Você reconhece esta realidade em nossa sociedade da informação? Como se sente diante desta democratização do saber?

O cronista português chama a atenção para algo importante: a passagem do saber à sabedoria é uma travessia, uma viagem, uma transformação. A pessoa sábia é aquela que lê com profundidade a realidade vivida e sabe aplicar seu conhecimento de modo a fazer o bem a si e aos outros. Você compreende essa diferença entre saber algo e agir com sabedoria? Como esta passagem tem se dado em sua vida?

Miguel Panão fala da sabedoria como uma viagem permanente e paciente. Não é algo adquirido de uma vez por todas, mas uma decisão de permanecer em estado de abertura, de aprendizado, criando vínculos de compaixão e de gratidão com a vida e com aqueles que nos rodeiam. Como está sua disposição para esta abertura? Você tem estabelecido uma relação sábia com sua vida e com o mundo?

O Passo a Pensar de hoje vai chegando ao fim. Que pontos desta reflexão merecem um maior aprofundamento?

A Faculdade Jesuíta deseja que saibamos viver a travessia existencial que nos leva a saborear a vida com sabedoria!

Música: As Rain In The Desert Brings Hope – D.T. Halpin, fsp/G.A. Richards, fsp © CD Sanctus – Paulinas.

Produção e Locução: Lucimara Trevizan e Francys Silvestrini Adão SJ